“A música é a educação da alma."
(Platão, 427-347 a.C )
Portanto, entre neste universo e deixe-se levar...
Quem tem um violão
nunca está sozinho
Com o acompanhamento,
Com o acompanhamento,
coração ,
Toda canção é carinho!
(Nilcéia Araídes de Oliveira Antonioli)
MÚSICA
2. NOME DO PROJETOTOCANDO A VIDA
3. EXECUTOR
Professora GISELDA DOS SANTOS PINTO
4. PÚBLICO ALVO
Alunos da Rede Pública de Ensino, a partir de 12 anos de idade.
5. OBJETIVO GERAL:
O projeto de violão “TOCANDO A VIDA” tem como objetivo levar até a instituição pública de ensino uma oficina de violão, que possibilite aos alunos um contato bastante pragmático com o instrumento. E, através da educação musical, proporcionar uma experiência que enriqueça o aprendizado, a assimilação, a percepção, a criação e a socialização.
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Conhecer a história do violão;
· identificar as partes do violão;
· afinar o violão;
· capacitar o aluno para se acompanhar e/ou, um coral, cantando qualquer música popular que toque nas rádios e alguns solos mais conhecidos;
· desenvolver sua percepção, ritmo, leitura musical (tabladuras), harmonia, improvisação e composição;
· reconhecer que o ritmo pode expressar as características culturais de cada região;
· resgatar o folclore musical;
· desenvolver habilidades musicais;
· desenvolver a criatividade;
· resgatar a auto-estima, confiança, trabalho em equipe, responsabilidade, convívio social;
- criar oportunidades de cultura e lazer, diminuindo seu tempo ocioso;
- participar das atividades cívicas escolares;
- representar a escola em eventos culturais da cidade;
· melhorar a convivência social na escola e em outros espaços de inserção social e participação cidadã;
· propiciar o desenvolvimento do pensamento crítico;
· fazer com que a comunidade (pais e responsáveis pelos alunos) a participe mais ativamente da escola através de reuniões e apresentações dos alunos nos eventos;
· melhorar o clima organizacional através da integração: educando, comunidade e a escola.
7. JUSTIFICATIVA:
De acordo com os PCNs, a música “é a linguagem que traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. (...) A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical.” (...)
Ao aprender tocar um instrumento, a pessoa descobre toda a sensibilidade que existe dentro dela. A música é o melhor paliativo para “dor da alma” e através dela, a pessoa se encontra, além de tornar mais feliz quem está próximo.
Aprender a tocar violão e estudar música fortalece a coordenação de movimentos tanto físicos como mentais. Além disso, as tensões do dia-a-dia serão reduzidas e desenvolverá sensibilidades emocionais, trazendo relaxamento espontâneo por meio da expressão artística.
O violão é um companheiro. Depois que a gente aprende a tocar nunca mais fica sozinho.
Seja qual for à música que você esteja tocando vai ter sempre alguém por perto ouvindo.
A música é uma oportunidade de resgatar a harmonia dentro das salas nas relações aluno-aluno e professor-aluno, já que promove a completa interação e identificação humana através da exteriorização dos pensamentos.
O jovem que se envolve com a música, tem menos possibilidade de se envolver com drogas, violência e outros vícios freqüentes que temos presenciado em nossa sociedade. A educação musical tem como finalidade o desenvolvimento do educando tendo em vista sua integração e participação no grupo social.
“A música é uma força geradora de vida, uma energia que envolve o nosso ser inteiro, atuando de forma poderosa sobre o nosso corpo, mente e coração.
Além de alegrar, unir e congregar mensagens e valores, disciplinar e socializar, a música forma o caráter e favorece o desenvolvimento integral da personalidade, o equilíbrio emocional e social”
(Professora, compositora e regente Míria Therezinha Kolling).
8. MÉTODOS E PROCEDIMENTOS
O desenvolvimento do projeto envolve ensino coletivo, com aulas teóricas-práticas, isto é, repertório popular coerente com os acordes e ritmos estudados.
Durante as aulas, serão trabalhados temas como: respeito, convivência em grupo e postura. As letras das músicas são selecionadas através do interesse do grupo de alunos, e com enfoque nos temas transversais incluídos no currículo escolar: ética, cidadania, pluralidade cultural, cultura afro-brasileira, cultura ítalo-brasileira, dentre outras.
9. RECURSOS MATERIAIS:
Será necessário:
· uma sala espaçosa com cadeiras, uma mesa e um quadro.
· um aparelho de som CD player.
· um aparelho de TV e DVD.
10. CRONOGRAMA:
O projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo, em turno inverso, com aulas semanais de 60 minutos.
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
JEANDOT, Nicole. Explorando o Universo da Música. São Paulo, Scipione, 2002.
TOURINHO, Cristina. A motivação e o desempenho escolar na aula de violão em grupo: influência do repertório do aluno. Salvador: Dissertação de Mestrado, Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, 1995.
PINTO, Henrique. Uma vida ao Violão. Em
http://www.violaobrasil.com.br/henrique-pinto-uma-vida-ao-violao. Acesso em 18/04/2009.
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