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quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Diversidade Sonora - Trabalho de Conclusão

Universidade Federal de Pelotas
Centro de Educação a Distância
Curso de Aperfeiçoamento em Produção de Material Didático para a Diversidade


PLANO DE AULA


TEMA: Diversidade Sonora



DADOS



Escola: E.M.E.F. Presidente Castelo Branco
Professora: Giselda dos Santos Pinto
Duração da atividade: 2 h/a
[ X ] Ensino Fundamental              [     ]  Ensino Médio                      Série
Conteúdos: Propriedades do som: Timbre.
Disciplinas envolvidas: História, Língua Portuguesa, Ciências, Artes.







OBJETIVOS



Objetivo Geral

Levar o aluno a perceber o mundo sonoro que o circunda.


Objetivos específicos:
  • Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo
  • Associar o conceito de timbre ao de cor
  • Conhecer e identificar timbres de instrumentos musicais diversos
  • Conhecer pesquisas de timbres produzidos com a boca
  • Desenvolver composições explorando seu aspecto timbrístico.













METODOLOGIA





Serão propostas três atividades:

Atividade 1- Sons com a boca

1. Para iniciar, os alunos assistirão aos vídeos abaixo:

Os vídeos mostram as possibilidades de realização de sons diferentes com a boca. A proposta é que se discuta com os alunos como isso é possível e o que diferencia um som do outro. Ou seja: existe uma grande quantidade de sons que podemos realizar com as articulações da boca e a nossa voz.

2. Após a apresentação do(s) vídeo(s) será discutido com os alunos a infinidade de possibilidades de realizações de sons com a boca, como isso é possível e o que diferencia um som do outro. Quantas vozes nós somos capazes de imitar? Quantos sons diferentes podemos produzir com nossa voz?

A seguir, será proposto o seguinte jogo:
  1. Escolha um aluno para ser o adivinhador.
  2. Peça a este aluno que feche os olhos e vire de costas ou use uma venda.
  3. Peça a todos os alunos que troquem de lugar e se misturem.
  4. Um aluno deverá ser escolhido pelo professor para emitir um som normal da sua voz.
  5. O aluno adivinhador deverá dizer quem falou.
  6. Agora o aluno que falou irá adivinhar e o aluno que adivinhou anteriormente irá indicar aquele ou aqueles que farão sons (podem ser mais de um alternadamente ou até simultaneamente).
  7. Assim segue o jogo sucessivamente
  8. Agora cada aluno que produzir o som deverá tentar produzir um ou mais sons bem diferentes de sua voz habitual. Sugerimos que seja dado um tempo para que cada aluno possa individualmente pesquisar seus sons diferentes. Peça a cada um que encontre pelo menos 3 ´vozes´ ou sons diferentes que consigam produzir.  
Ao final da atividade comentaremos com os alunos que estas diferenças de som são o que chamamos de timbre. É o que diferencia a voz de uma pessoa de outra e o som de um instrumento de outro.

Atividade 2 - Instrumentos e timbres

Será apresentado aos alunos o vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=lYCE8IqO-tI

 O vídeo apresenta as famílias de instrumentos da orquestra tradicional. É como se cada som possuísse uma 'cor' própria.
 Após a exibição do vídeo, serão formuladas questões para discussão com os alunos em forma de jogo.
A turma será dividida em grupos de 4 a 6 alunos. Um representante de cada grupo, a cada rodada, sorteia uma pergunta e formula para o grupo da vez. Caso não saibam ou não acertem a resposta, a chance passa ao grupo seguinte. O detalhe é que dentro de cada grupo todos podem ajudar a encontrar a resposta. O professor também pode propor que cada grupo responda em um papel suas opiniões e depois confiram com o vídeo. A seguir sugestões para as perguntas:
  1. O que determina as características sonoras e as famílias dos instrumentos? Por exemplo: tamanho, material, maneira de tocar, etc.
  2. Quais os grupos de instrumentos de uma orquestra?
  3. Quais os instrumentos da família das madeiras?
  4. Quais os instrumentos da família das cordas?
  5. Quais os instrumentos da família dos metais?
  6. Cite três instrumentos de percussão.
  7. Qual o instrumento mais agudo da família dos metais?
  8. Qual o instrumento mais grave da família das madeiras?
  9. Além de violino e violoncelo, quais os outros instrumentos da família das cordas?
  10. Imite o timbre dos instrumentos da família dos metais.
  11. Imite o timbre dos instrumentos da família das cordas.
  12. Imite o timbre de instrumentos de percussão.

Atividade 3  - Cor

Os alunos ainda organizados em grupo, receberão um envelope com 20 cartões de 10 cores diferentes, dois de cada cor. Os grupos deverão:
  1. Organizar uma composição visual com os cartões.
  2. Atribuir a cada cor um timbre diferente (produzido com objetos que  tiverem disponíveis, sons do corpo, boca).
  3. Reordenar os cartões coloridos de acordo com os acontecimentos sonoros pretendidos (desestruturar para reestruturar).
  4. Ensaiar e apresentar a composição.
        Ao final, os alunos, serão questionados sobre os critérios de sua organização sonoro-visual:
  1. Porque adotaram tal som para tal cor? Isso poderia ser diferente?
  2. Culturalmente associamos o vermelho a algo quente, agitado. O timbre escolhido se relaciona com estas ideias pré-estabelecidas ou representa um outro tipo de interpretação?
  3. O material produzido pode ser reorganizado sucessivamente. Que outros aspectos podem ser explorados em termos de timbre?
  4. É possível dizer que o som de um trompete por exemplo é azul? Ou que um violino é amarelo?





RECURSOS


·   Computador
·   Data Show
·   Internet
·   Instrumentos musicais
·   Lápis de cor
·   Giz de cera
·   Folhas de papel sulfite
·   Lápis de escrever e borracha



AVALIAÇÃO



Ao final da aula, serão considerados os índices de envolvimento dos alunos nas atividades, o empenho em participar coletivamente dentro do jogo cooperativo e o interesse e motivação ao longo das atividades.



BIBLIOFRAFIA


ANDRADE, Mario – Dicionário Musical Brasileiro -1989 – São Paulo
ANNUNZIATO, Vânia Ranucci – Jogando com os sons e brincando com a música – vol.I- Edições Paulinas – São Paulo – 2002
JEANDOT, Nicole – Explorando o universo da música – Editora Scipione – São Paulo – 1990

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br




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